Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • seducceara
  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Atendimento Educacional Especializado na EEM Joaquim Magalhães

 

A EEM Joaquim Magalhães, no município de Itapipoca, sob a direção do professor Itamar Marques, tem avançado na visão da Educação Inclusiva, divulgando os serviços de AEE – Atendimento Educacional Especializado junto à comunidade escolar em reuniões que acontecem, no auditório da escola.

 

A escola tem investido em toda uma estrutura de adaptação e acessibilidade (rampas, portas alargadas, banheiro adaptado) e dado total apoio ao trabalho da sala de AEE na preparação do material didático, utilizado para atender alunos DA (Deficiência Auditiva), DV (Deficiência Visual) e DI (Deficiência Intelectual – dificuldade de aprendizagem) que frequentam a sala multifuncional.

 

Através do AEE, que tem à frente a professora Wilza Nunes Bonfim, a escola mantém contato constante com as famílias dos alunos da inclusão e com seus professores que, em horários determinados pela Coordenação, reúnem-se para esclarecimento do objetivo do atendimento especializado.

 

Os alunos atendidos na sala multifuncional recebem instrução em linguagem Braille, Orientação e Mobilidade, Atividades da Vida Diária, Escrita Cursiva e Soroban (DV), ensino da LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa (DA), capacidade de abstração, sequência lógica e associação de idéias dentro  do quadro de recursos intelectuais disponível ao aluno DI.

 

A EEM Joaquim Magalhães, no que diz respeito a envolver e abraçar a todos os discentes, também promove aos alunos, colegas do aluno da inclusão, o ensino da LIBRAS, do BRAILLE e do SOROBAN, para haver comunicação entre todos, favorecendo a quebra das barreiras e a inserção da comunidade escolar no universo do aluno em situação de deficiência.

 

Este trabalho já resultou no projeto: A ESCOLA E O MOVIMENTO MUNDIAL DE INCLUSÃO, apresentado na Feira de Ciências  da escola e também apresentado na Feira Regional de Ciências realizada em Itapipoca, com o intuito principal de divulgar para toda a comunidade o trabalho do AEE na EEM Joaquim Magalhães.

 

A escola, junto ao AEE, está em fase de preparação do projeto de oficina de LIBRAS e linguagem BRAILLE, das quais poderão participar professores, alunos, membros do núcleo gestor e demais pessoas da comunidade interessadas. 

 

 

 

Calendário

Julho 2020
D S T Q Q S S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

CREDE 02 - Itapipoca - Rua Dom Aureliano Matos, nº 35 - Centro, Itapipoca/Ce | Fone: (88) 3673.7035
© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados